A História da Camiseta: sua origem e significados

As camisetas são as peças mais democráticas da moda. Não tem idade, gênero e gosto que não permita uma combinação com camisetas. A história da camiseta começa a muito tempo atrás, passa por dezenas de gerações, fez parte de muitos movimentos revolucionários e hoje é peça fundamental em todo armário! Criamos uma linha do tempo e nesse post você confere toda a história das nossas queridinhas, vem ver:

Linha do tempo da História da Camiseta

Antigüidade

A História da Camiseta: sua origem e significados 33

Conta a história que na antiguidade os romanos usavam uma túnica dupla, chamada camisia, que é o que podemos considerar a ancestral das nossas camisetas. A camisia era feita em linho e sempre branca, quase como uma roupa íntima e tinha como objetivo proteger as túnicas da transpiração.

Século 4

Nessa época os tecidos eram muito ricos em detalhes, bordados com ouro, prata e pedras preciosas, imagina o trabalho que seria lavar isso tudo? Por isso, a camisia ainda era usada por baixo das peças mais trabalhadas e nobres como uma forma de evitar que elas sujassem facilmente.

A História da Camiseta: sua origem e significados 34

Século 19

Antigamente as roupas de crianças eram reproduções em miniatura das roupas dos adultos. Já no século 19 isso começa a mudar e as roupas ficam mais infantis. E é aí que entra as nossas queridas T-shirts na história das camisetas! As crianças começam a usar a camisia nos batizados e também como vestimenta até os 5 ou 6 anos.

Ano de 1908

A história da camiseta começa a ser mais aparente lá em 1908. Exércitos europeus e americanos disputam as origens da camiseta: segundo historiadores do velho continente, os Estados Unidos copiaram seu novíssimo traje por causa da praticidade da peça, especialmente em campos de batalha superquentes . Já a escrita americana conta que a ideia surgiu na terra do Tio Sam.

A História da Camiseta: sua origem e significados 35

A História da Camiseta: sua origem e significados 36

Ano de 1938

Como sabemos, a ideia da camiseta não era muito bem uma novidade: desde a antiguidade era sinônimo de roupa de baixo. Eles começam a aparecer para o mundo na I Guerra Mundial. E no filme “It Happened One Night’, o galã Clark Gable tira sua camisa e tcharam: nada por baixo!

A História da Camiseta: sua origem e significados 37

Essa cena faz parte de um ponto importante da história da camiseta, pois ela desvincula a ideia de que, por baixo das vestimentas, camisetas eram necessárias. Isso fez com que as vendas das underweares caíssem 40%!

Ano de 1942

A História da Camiseta: sua origem e significados 38

Continuando com a história da camiseta e ressurgindo das cinzas: a capa da revista “Life” estampa um homem com camiseta de escola militar de aviação norte-americana. A imagem de apenas “roupa de baixo’ é quebrada e um novo estilo é confirmado.

Provavelmente, esta foi uma das primeiras camisetas a levar letras e figuras impressas.

Já as cores de malha surgiram de uma necessidade das forças armadas: camisetas brancas eram alvos fáceis durante a II Guerra Mundial. A solução era pintar as t-shirts com café! Até chegarem as primeiras camisetas tingidas de verde.

Ano de 1948

O candidato à presidência dos EUA Thomas E. Dewey lança a camiseta com a frase “Dew it for Dewey”, uma das primeiras camisetas de propaganda política da história.

A História da Camiseta: sua origem e significados 39

Anos de 1951-55

Marlon Brando deu uma forcinha na história da camiseta quando estrelou o filme “Uma Rua Chamada Pecado”, desfilando pra cima e pra baixo trajando a peça branca, bem simples, mas que se tornou um sex symbol! Depois, em 55, James Dean usa a pela que viraria sinônimo de rebeldia e contestação.

camiseta

 

A História da Camiseta: sua origem e significados 40

 

Década de 60

Contra tudo e todos: o jogo começou a virar na década de 60. Os jovens contestavam os padrões de comportamento impostos pela sociedade careta da época. A história da camiseta chegava a um dos seus ápices: saindo de baixo dos panos para ganhar o mundo!

A peça passava a ser usada por diversos grupos políticos, hippies e punks como forma de comunicação, por meio de mensagens estampadas. As mulheres também passaram a usar as t-shirts, que se tornaram unissex.

A História da Camiseta: sua origem e significados 41

O movimento da contracultura teve seu auge nos anos 60, quando jovens inovavam estilos, nadavam contra a corrente

Década de 70

As camisetas viram aliadas da publicidade: ativistas de apropriam das t-shirts estampadas em protestos e explodem as camisetas de bandas.

Ano de 1974

John Lennon havia trocado as vestimentas exuberantes dos Beatles pela moda da época: a combinação de camiseta, jeans e tênis. Também aderindo ao movimento pró-NY, veste a camiseta ‘New York City’, ainda sucesso nos dias de hoje.

A História da Camiseta: sua origem e significados 42

Década de 90

Já nos anos 90, a camiseta faz parte do guarda-roupas de todo mundo, independente de idade ou classe! Os “yuppies”, tribo de jovens ligados ao consumismo e ao individualismo, adeptos de uma moda ostentadora, trouxe para o mercado a logomania, onde grifes de luxo estampavam bem grande suas logos nas camisetas.

A História da Camiseta: sua origem e significados 43

Anos 2000

As camisetas saem de lojas de grandes marcas e ganham as prateleiras virtuais com o e-commmerce

Ano de 2008

Da cabeça de dois estudantes da Faculdade de Artes em Minas Gerais, nasce a Chico Rei, utilizando as camisetas como suporte para arte e redescobrindo mais uma vez o sentido das t-shirts.

Camisetas famosas e seus criadores

Durante toda a história das camisetas tivemos ícones que criaram versões únicas e que marcaram para sempre muitas pessoas pelo mundo. Trouxemos aqui algumas desses serumaninhos:

Jim Fitzpatrick (1968)

A História da Camiseta: sua origem e significados 44

Idolatrava Che Guevara e deixou esta obra sem direitos autorais para a livre reprodução!

John Pasche

A História da Camiseta: sua origem e significados 45

Com o primeiro aparecimento no encarte do álbum “Sticky Fingers”, dos Rolling Stones, este logo foi eleito como a melhor Marca de banda em 1971.

Milton Glaser

A História da Camiseta: sua origem e significados 46

Criado em 1976 em homenagem ao Estado de Nova York, quando na época a cidade passava por uma fase difícil.

Katherine Hamnet

A História da Camiseta: sua origem e significados 47

Katherine desenha em 1983 esta estampa para uma feira budista com o intuito de alertar contra o abuso de drogas e suicídios.

Shepard Fairey

A História da Camiseta: sua origem e significados 48

Em 2008 Fairey cria este poster para a campanha de Barack Obama, tendo grande sucesso nas ruas.

 

Gostou do conteúdo do post? Acompanhe nosso Blog e fique por dentro das curiosidades do mundo da moda!

 


Fonte: ChicoRei

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn