Dicas de lavagem

A lavagem é sem dúvidas um dos processos mais determinantes para a boa conservação das roupas, sejam estas feitas para serem uniformes ou casuais. Utilizar de lavanderias profissionais para higienização e limpeza de roupas podem ser um problema ou salvação de suas peças.

Um dos elementos responsáveis pelo maior desgaste das fibras têxteis são produtos à base de Cloro. Este além de deixar a trama do tecido mais desgastada, influencia também na alteração de coloração de algumas classes de corante, deixando assim a peça com aspecto de velha.

Todo o processo de limpeza de roupas, sobre tudo, uniformes, que são peças que usamos quase todos os dias e as sujamos, deve ser utilizado com sabão/detergente neutro, ou, levemente alcalino. Com tudo, se houverem manchas, recomendasse usar solvente mais indicado para o tecido em questão.

Tecidos brancos com composição 100% algodão e tecidos mistos, algodão e poliéster, recomenda-se alvejantes à base de hidrogênio 200 vol.

Dicas de lavagem 1

 

Dicas para lavar seus uniformes:

  1. Recomendamos durante o processo de lavagem, não friccionar fortemente a roupa sobre a pedra do tanque ou com escova, pois assim desgasta a superfície do tecido, afetando, consequentemente, a uniformidade das cores, além de poder gerar as indesejadas bolinas
  2. Não utilizar água sanitária (ou qualquer outro produto a base de cloro), pois este processo, além de enfraquecer o tecido e as linhas de costura, que pode ocasionar rasgo, provoca desbotamento das peças
  3. Caso a roupa tiver sujeira impregnada ou manchas de óleo, graxa, etc., é recomendável ensaboar e manter a peça de molho à sombra por algumas horas, para permitir que a sujeira desprenda-se normalmente, sem aplicar o friccionamento agressivo.
  4. Em roupas coloridas, não utilizar alvejantes com branco óptico. Utilizar sabão em pó neutro ou produto específico para cores.
  5. Para secagem da roupa ao sol, recomenda-se que a mesma seja feita pelo lado avesso.

 

Gostou do conteúdo do post? Acompanhe nosso Blog e conheça outras dicas!

Compartilhe:
FacebookTwitterLinkedIn